Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de bebês, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

O dentista pediatrico actua na prevenção da patologia oral, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação mas também, e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.

O Odontopediatra tem formação específica para lidar com o medo e a ansiedade da criança, transformando a consulta no dentista numa experiência positiva e agradável. 
Se as técnicas de controlo de comportamento básicas não forem suficientes para tranquilizar a criança, o médico dentista pode recorrer a outras soluções.

No IMO utilizamos a técnica de sedação por inalação de óxido nitroso, uma técnica não invasiva e segura, onde a criança respira a mistura através de uma máscara nasal, permanecendo consciente durante todo o tempo da consulta.